SAMU EM CURAÇÁ: UMA CONQUISTA APROVADA

A implantação da unidade do SAMU em Curaçá pode ser considerada uma das grandes conquistas nos últimos tempos, uma vez que a população sentia a necessidade e aguardava ansiosa a implantação dos serviços.
Inaugurado em março, de acordo com a coordenadora em Curaçá, Flávia Alves de Souza, só no primeiro mês de funcionamento, foram 38 ocorrências, totalizando 45 pessoas atendidas, das quais 11 houve a necessidade de transferência para juazeiro.
Além do atendimento em casos de urgência, a equipe do SAMU trabalha com incentivo a prevenção; foram distribuídos panfletos educativos no carnaval e iniciadas visitas em escolas para preparação dos jovens na educação em urgências e emergências.
A base do SAMU em Curaçá está ligada a central de regulação médica de Juazeiro e conta com uma ambulância de suporte básico, com uma equipe de 09 profissionais capacitados pelo Município (01 enfermeira responsável, 04 técnicos de enfermagem e 04 condutores), que atendem 24 horas. Para solicitar o atendimento, basta ligar gratuitamente para o número 192.

TABELA COM AS OCORRÊNCIAS

POR LOCALIDADE:
TIPOS DE OCORRENCIA
QUANTIDADE
DESLOCAMENTO PARA O INTERIOR
15
DESLOCAMENTO SEDE
11
TRANSFERENCIAS DE PACIENTES GRAVES PARA JUAZEIRO
05
TRANSFERENCIAS DE MENOR GRAVIDADE PARA JUAZEIRO
06
MEDICAÇÃO FEITA NA PRÓPRIA RESIDENCIA
01
TOTAL DE OCORRENCIAS
38

POR TIPO DE AGRAVO:
TIPOS DE OCORRENCIA
QUANTIDADE
ACIDENTES DE TRABALHO
02
ACIDENTE DE CARRO
01
ACIDENTES DE MOTO
05
CLÍNICA MÉDICA
31
TRABALHO DE PARTO
05
ACIDENTE POR ARMA DE FOGO
01
TOTAL DE OCORRENCIAS
45 PESSOAS
OBS:A QUANTIDADE DE DESLOCAMENTOS DIFERE DA QUANTIDADE DE PESSOAS ATENDIDAS POIS NAS OCORRENCIAS NEM SEMPRE EXISTIU APENAS UMA VÍTIMA ENVOLVIDA.

0 comentários: