COLETA SELETIVA DO LIXO É DESTAQUE NA ATUAL ADMINISTRAÇÃO


O município de Curaçá é destaque pelas ações que desenvolve para preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, visto que, em dezembro de 2009, a atual administração recebeu o Diploma e a Medalha de Destaque Nacional outorgados às Cinqüenta Melhores Administrações Municipais Brasileiras sob o enfoque da Sustentabilidade Urbana em reconhecimento a implantação da Coleta Seletiva do Lixo.
Em 2011, mais uma conquista está garantida para geração de renda e preservação do ambiente em Curaçá. Numa parceria com o projeto Mata Branca, a Prefeitura Municipal firmou convênio para a construção de uma Fábrica de Vassouras feitas de materiais recicláveis como garrafas PET, e implantação da Coleta Seletiva do lixo no interior do Município nas localidades de Barro Vermelho, São Bento e Patamuté.
O projeto também prevê a realização de pesquisas para implantação de uma usina de tratamento de resíduos orgânicos, numa parceria entre o Governo Municipal, empresa privada e instituição de ensino superior, de modo a propor uma alternativa economicamente viável, ecologicamente segura e socialmente justa, já que, atualmente, é coletada, somente na sede, uma média de 12 toneladas de lixo por dia, e o material orgânico é um dos principais problemas no processo de reciclagem e destinação dos resíduos que, embora de forma rudimentar, ainda é aproveitado na produção de composto feito de esterco e resíduos úmidos para utilização nas praças e hortas do município.  
 A geração de renda também é destaque no projeto de Coleta Seletiva em Curaçá. São cerca de 30 pessoas trabalhando com a separação do lixo no Centro de Triagem (3.3ha) e três nas ruas coletando materiais, principalmente nos comércios.

Os resultados da implantação da Coleta são visíveis na cidade, principalmente porque, com a suspensão da queima do lixo, percebe-se menos desconforto das pessoas com problemas respiratórios e diminuição da incidência de moscas e mosquitos, nas residências.

0 comentários: