FÉ E BELEZA NATURAL NA TRADICIONAL ROMARIA DA GRUTA DE PATAMUTÉ




O Distrito de Patamuté, no município de Curaçá, recebe neste dia 1º de novembro (domingo), caravanas de romeiros e turistas de toda a região, para a tradicional Romaria do Sagrado Coração de Jesus da Gruta de Patamuté. Durante todo o dia, esse santuário natural é lugar de visitação e celebrações, reunindo as belezas naturais da gruta à fé e religiosidade do povo sertanejo. O acesso para a gruta, a 60 km de Curaçá, é feito por estrada de terraplanagem até a base da serra, seguindo-se num percurso a pé, com uma distância média de 600 m.
Desde o dia anterior, os romeiros vão se acampando no sopé da serra, espalhando-se pela caatinga em barracas e redes. Durante toda a noite, festejam e se confraternizam, com comidas, bebidas e música, ao lado das fogueiras. Ainda durante a madrugada do dia 1º de novembro, iniciam a subida da serra para que seja cumprido o objetivo maior, chegar à gruta para os louvores da fé. Naquele lugar, encanto de beleza e misticismo, os romeiros apreciam o monumento, ao redor do cruzeiro, pagam promessas e deixam ex-votos no santuário. Ali mesmo é celebrada uma missa, ponto máximo da romaria.
Em respeito às tradições do município e reconhecendo o potencial turístico da Gruta de Patamuté, o Governo Municipal de Curaçá realizou diversas ações de reestruturação do espaço de apoio aos romeiros e visitantes. Foram realizadas reformas de banheiros e galpões, visando garantir o mínimo de condições para permanência no local.
Inúmeros mistérios estão relacionados à romaria. Conta-se que a gruta foi descoberta por um sertanejo, que andando pelas caatingas, deparou-se com a caverna oculta no meio do mato. A notícia se espalhou, e todas as pessoas queriam conhecer o lugar. Por volta de 1903, o monsenhor Pedro Cavalcante Rocha estava em missão, no distrito de Patamuté, ao ter notícias da existência da gruta, resolveu encerrar suas celebrações no local. Aquele 1º de novembro, portanto, marcou o início da romaria, que atualmente atrai milhares de pessoas.

Mundo Novo comemora Unidade Básica de Saúde


A comunidade do povoado de Mundo Novo enumera mais uma conquista, através do Governo Municipal,  com a instalação de uma Unidade Básica de Saúde, oferecendo atendimento médico quinzenalmente e auxiliar de enfermagem diariamente. A comunidade de Mundo Novo, a partir de agora, terá acessos a serviços como: 1-Consulta médica 2-Atendimento de Enfermagem 3-Pré-Natal 4-Imunizações 5-Preventivo do Câncer 6-Curativos7-Injeções 8-Palestras Educativas.
 










Coleta Seletiva: Um Novo Jeito de Ver o Lixo



A primeira ação do atual Governo foi voltada para a questão do lixo e, na perspectiva de achar caminhos, através da Coleta Seletiva, realizou-se a I OFICINA DO PROGRAMA MUNICIPAL DA COLETA SELETIVA DO LIXO., coordenado pela pedagoga e agrônoma Uli. Nessa oficina foram feitas discussões , no intuito de despertar a consciência para a necessidade da preservação.
PARA INICIAR O PROCESSO DE COLETA SELETIVA, ALGUMAS AÇÕES FORAM EFETIVADAS COMO:
  • O Concurso de desenho do Mascote, incentivou os alunos, sendo vencedor o aluno Everson do Colégio Estadual João Matos, com o desenho: Ecotatu;
  • Fez-se necessária a adaptação de um carro para colher o lixo na cidade;
  • A Construção de um Centro de Triagem na perspectiva da Permacultura foi mais uma providência para dar destino adequado ao lixo e condições de trabalho para os envolvidos.
  • Contratação e valorização da mão de obra local, com capacitação dos catadores para a prática de seleção e armazenamento do lixo;
  • Cursos de cooperativismo para criação da Cooperativa dos Catadores de Curaçá;
Hoje, todo o material reciclado, devidamente separado, é vendido e o valor arrecadado retorna como investimento no projeto, como por exemplo, financiamento de viagem dos catadores à Salvador, para conhecer o trabalho de cooperativas de reciclagem.
De janeiro à agosto, a Coleta Seletiva já reciclou mais de 57 toneladas de lixo.

Vigilância Móvel é realidade em Curaçá




O Governo Municipal de Curaçá inaugura a Vigilância Móvel, um novo modelo de ronda implantado no Município.
Segunda-feira, 26 de outubro, em reunião com os vigilantes, o Prefeito Salvador Lopes e Vice-Prefeito Luís Péricles saudaram os funcionários, destacando a importância do trabalho que desenvolvem. Com esta nova versão, a Vigilância Móvel faz ronda à noite em todos os bairros da Sede, em grupos de quatro a cinco homens, oferecendo maior tranquilidade à população, que se mostra satisfeita ao saber que conta com mais uma opção de segurança oferecida pelo poder público municipal.


Segundo José Félix Dantas, responsável pela Vigilância, já está em pauta o curso de capacitação para os vigilantes, o que não deve demorar a acontecer. No encontro, em clima de confraternização, foi feita a distribuição da farda, percebendo-se que todos ficaram com a auto-estima elevada, sentindo-se valorizados. Na ocasião, o Prefeito explicou sobre a atual situação que o município vem atravessando por conta das reduções dos repasses federais e estaduais. Mas, ressaltou o seu empenho em viabilizar melhores políticas de segurança para os cidadãos, destacando que, também, a população de Riacho Seco, Pedra Branca e regiões vizinhas, está sendo contemplada com a ronda da Polícia Militar, viabilizada pelo Governo Municipal que garante o transporte, alimentação e hospedagem para os policiais, diminuindo assim, os índices de violência da região.










Esporte de Curaçá mais uma vez vitorioso


Em um domingo festivo, o esporte de Curaçá comemora dois triunfos frente à delegação do município de Uauá, com vitórias em amistoso de voleibol feminino e em partida da seleção curaçaense pela Copa Norte de Futebol sub-19.

Vôleibol – Na manhã do último domingo (25 de outubro), a seleção das Veteranas do Vôlei de Curaçá venceu de virada, por 3X1, a equipe da cidade de Uauá, em partida amistosa, que reuniu mulheres de 20 a 30 anos. Mesmo com o placar desfavorável no inicio do jogo, Curaçá mostrou garra e determinação para virar a partida e obter o resultado positivo, demonstrando alto nível competitivo.
Prestigiou o evento, o prefeito de Curaçá, Salvador Lopes e a secretária de governo, Jucélia Santos, confirmando a garantia do incentivo público à prática do esporte no município.



Futebol – Durante a tarde do mesmo domingo, a seleção masculina de futebol de Curaçá obteve a segunda vitória consecutiva, pelo placar de 1X0, sobre a seleção de Uauá, em partida disputada pela Copa Norte de Futebol sub-19. O jogo, ocorrido no campo próximo às casas populares contou com o apoio do Governo Municipal de Curaçá, através do Departamento de Esportes, que preparou a área para a partida e a estrutura de acomodação dos visitantes. A copa é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Desportos (Sudesb), e conta com a participação de diversas cidades da região, como Juazeiro, Curaçá, Uauá, Jaguarari, Canudos, entre outros.