FESTA DA GRUTA: FÉ E BELEZA NATURAL, FORTALECENDO TRADIÇÕES




Dia 1º de novembro, em Curaçá-BA, acontecerá a tradicional Romaria da Gruta de Patamuté, com visitação e celebrações durante todo o dia.Em respeito às tradições do município e reconhecendo o potencial turístico da Gruta, o Governo Municipal está reestruturando o espaço de apoio aos romeiros e visitantes, com reformas de banheiros e galpões, visando garantir o mínimo de condições para permanência no local,          que, inclusive, se encontra em situação deplorável com lixos espalhados, banheiros danificados etc.
A Gruta, distante da sede 54km, é um relicário natural que encanta pela beleza e misticismo.O visitante envolve-se na energia do ambiente seja por religiosidade, seja pela contemplação da majestosa arquitetura da Mãe Natureza; sem dúvidas, é um momento mágico de sintonia entre o homem e o Criador, onde o ver o belo, confunde-se com o sentir-se parte da imensidão.

CURAÇA TEM “CAMPO LIMPO”...



Ampliam-se em Curaçá, as perspectivas de preservação do meio ambiente. O Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e a ACAVASF – Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco realizarão no dia 06 de outubro, próxima terça-feira, a I Etapa do Projeto Campo Limpo, com a finalidade de recolher embalagens usadas de agrotóxicos, nas pequenas propriedades do município.

O Projeto contará com dois pontos de recepção de embalagens, um na sede, das 09:00h às 12:00h, em frente ao antigo prédio da Secretaria de Saúde e outro em Riacho Seco, das 14:00h às 16:00, na praça do Mercado.

As embalagens recolhidas serão levadas para a sede da ACAVASF em Petrolina-PE, onde passarão por processo de lavagem para serem recicladas.

IDOSOS SÃO HOMENAGEADOS, EM CURAÇÁ

As comemorações pelo Dia Nacional do Idoso,  foram realizadas em Curaçá, através  do Projeto “Viver Mais e Melhor”, um trabalho de cunho sócioeducativo, visando a promoção da saúde e bem-estar da população da terceira idade, realizado pelo Governo Municipal de Curaçá-BA, através da Secretaria Municipal de Saúde.
A programação foi desenvolvida na Praça da Gruta de Patamuté, no bairro Adolfo Vianna de Castro e constou de café da manhã acompanhado por apresentação musical com Wilca França e José Iris. Cerca de 60 idosos, entre eles hipertensos, obesos e diabéticos,estiveram presentes e realizaram atividades físicas, de forma descontraída e prazerosa.
O encontro contou com a participação do Padre Claudiomiro, que ministrou palestra com o tema em pauta. Contou-se, ainda, com a presença da Secretária Municipal de Saúde, Sra Maria de Fátima Araújo Leite, que agradeceu a paticipação de todos, da Diretora de Atenção Básica, Sandra Helena Possídio, e do Educador Físico e idealizador do Projeto, Silvino José Ferreira Filho, o qual recebeu os agradecimentos do público presente, em especial, dos idosos.


ORQUESTRA DA CIDADE: Incrições Abertas





Numa concreta ação voltada para o fortalecimento da cultura local, buscando envolver crianças, adolescentes, jovens e adultos em atividades educativas prazerosas, o Governo Municipal criou a Orquestra de Câmara de Curaçá, com 60 componentes, alcançando resultados muito positivos. Agora, ampliará o número de participantes, abrindo vagas para 80 pessoas.
As inscrições estão abertas, encerrando-se em 09 de outubro. Os interessados devem ter no mínimo 10 anos e deverão procurar o Setor de Cultura da Secretaria de Educação, das 08hs às 13 horas.
O curso versará sobre leitura de partitura e domínio para tocar um dos instrumentos musicais da orquestra
As inscrições são gratuitas!!!
Participe!! Não perca essa Oportunidade!!

III Concurso de Desenho e Redação da CGU-Controladoria Geral da União

Estão abertas, até o dia 16 de outubro, as inscrições para o III Concurso de Desenho e Redação da CGU – Controladoria Geral da União, que tem como tema: “Todos pela ética e cidadania: Como posso contribuir para uma sociedade melhor?”.
Podem participar do concurso todas as escolas do ensino fundamental e médio, públicas ou privadas. Para saber do regulamento, as categorias e como trabalhar o tema na sala de aula, os professores e/ou responsáveis pelas escolas, devem acessar os sites: www.cgu.gov.br/portalzinho no link Canal do Professor ou www.esaf.fazenda.gov.br, clicando no link Educação Fiscal.
Os três melhores trabalhos de cada categoria serão premiados com computadores, câmeras digitais, entre outros prêmios. Ainda serão premiados os professores responsáveis pelos primeiros lugares e cinco escolas na categoria Escola-Cidadã.