G-DECC, EM DESFILE CÍVICO, HOMENAGEIA A “BRAVA GENTE BRASILEIRA”

Destacou-se também, neste, 07 de setembro, em Curaçá, o G-DECC - Grupo de Dança Educativa Caminho da Cidadania que desfilou no fim da tarde, fechando as comemorações alusivas à Independência. Com muito entusiasmo, membros do grupo, puxavam o pelotão com as bandeiras, servindo de exemplo para os demais componentes e comunidade em geral.
O G_DECC colocou em evidência aspectos das raças que compõem o povo brasileiro e a cultura regional. O grupo apontou, ainda, os sonhos e as conquistas desta importante organização não governamental de Curaçá. Assim, define o coordenador do G-DECC, Dimael Barbosa, em relação ao desfile: "O tema se refere ao Povo Brasileiro que é persistente na luta por ideais, dinâmico na expressão, espontâneo no se jeito de ser. faz da inclusão social, nascer talentos especiais, rica em diversidade cultural, que realiza ações e é simples no jeito de viver. Saimos da Escola Municipal Caminho da Cidadania, seguimos pela avenida principal, Paramos em frente à bilbioteca onde cantamos os hinos da Independência e o Nacional e retornamos para a Escola acompanhados pela Banda do G-DECC. Do desfile participaram os alunos do G-DECC, Ex-alunos, sócios da ASDECC e amigos do grupo. Tudo isso alinhado ao jeito de educar do G-DECC."

MAIS UMA RUA CALÇADA É ENTREGUE A POPULAÇÃO


Em clima de muita festa e confraternização, foi entregue, ontem (7), à população mais uma rua calçada. A Rua Martinho Badeca, no bairro Curaçá 1, foi palco de muita alegria e descontração. Os moradores demonstraram seu entusiasmo servindo um delicioso churrasco. 
O prefeito Salvador Lopes Gonsalves disse estar muito satisfeito por ter contado com apoio do governo do Estado da Bahia para realizar as obras de calçamento, pois esta é uma obra de prioridade de seu governo por representar conforto, e elevação da auto-estima de seus munícipes e, ainda, por trazer benefícios reais à saúde pública, dentre tantas outras vantagens. Um dos moradores anfitriões da festa expressou a sua alegria dizendo que há 28 anos morava naquela rua e esperava que as promessas de campanha fossem cumpridas e, agora, viu a realização de seus sonhos e dos demais moradores da rua que chegavam a apostar como o calçamento não seria feito. O Secretário de Infraestrutura Pascoal José dos Santos, lembrando que foi morador daquela rua, apontou aspectos que causavam transtornos a todos os que ali viviam. Estiveram presentes o vice-prefeito, Luís Péricles Bahia de Aquino, os secretários do governo, os vereadores, José Valberto, Januário, Arnaldo, o diretor do SAAE, Roque José, que também expressaram sua satisfação em ver a obra realizada e, principalmente, pelo entusiasmo dos moradores.
Abrilhantou a festa o grupo de teatro do PETI que, mais uma vez, tentou sensibilizar a população para que assuma atitudes de preservação. Para encerrar, a banda Forró Di Boa animou os presentes.

CURAÇÁ DÁ EXEMPLO DE CIVISMO E FESTEJA A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL...

Em Curaçá, a Semana da Pátria foi celebrada intensamente, com desfiles das escolas, que, neste ano de 2010, uniram-se em torno de um só tema: “Brasil, 188 anos conquistando sua independência e soberania”, desdobrado em sub-temáticas. 
No sábado, as escolas particulares abriram as comemorações com desfiles pela manhã e à tarde. A escola Recanto do Pequeno Aprendiz explorou a sub-temática: ”Mais educação, consciência ecológica e cidadania”, destacando a importância do desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente; a escola Fonte Nova trouxe às ruas a sub-temática: “O homem ser social agente da história de ontem e hoje” e encerrou o desfile com a frase: “Ninguém liberta ninguém, ninguém liberta sozinho, as pessoas se libertam em comunhão.”

No domingo, foi a vez de as escolas estaduais realizarem o seu desfile, o Colégio Estadual José Amâncio Filho alertou que: “Soberania é ter direito a um país igualitário”; o Colégio Estadual Manoel Novaes destacou que “Independência se conquista com liberdade e trabalho”; o Colégio Estadual João Matos trouxe a sua mensagem: “Somos livres quando a educação nos proporciona estrutura para transformarmos a nossa realidade.” o Colégio Dr. Scipião Torres expressou: “A Independência e a Soberania do Brasil  refletidas na reinvenção permanente de uma Nação”; Todas as escolas passaram na avenida principal, com muito entusiasmo e beleza.

Na terça-feira (7 de setembro), as escolas municipais fecharam as comemorações com  uma aula de História do Brasil, destacando do I Império aos dias atuais. A culminância dos desfiles foi um ato solene que contou com a presença do Excelentíssimo Senhor Prefeito, Salvador Lopes, da Secretária Municipal de Educação Profª. Maria de Fátima da C. Fernandes e do Comandante da 45ª Companhia Independente da Polícia Militar de Curaçá. Após os discursos, a Bandeira Nacional foi hasteada, ladeada pelas bandeiras do Estado e Município, sob a execução do Hino Nacional.

Está de parabéns a Secretaria Municipal de Educação pela coordenação deste grandioso evento. Estão de parabéns todos os que fazem as escolas de nossa cidade, especialmente, alunos e professores, pelo empenho, pelo patriotismo.
Escolas do interior do município também festejaram a Independência do Brasil com muito patriotismo. Em Riacho Seco realizou-se, ontem, (7), um desfile cívico que reuniu cinco escolas do distrito. A comunidade de Ferrete, além do desfile, promoveu uma mostra cultural, colocando em evidência a cultura local; em Pedra Branca o desfile das escolas está previsto para o próximo domingo (12) como parte das comemorações da Festa tradicional da localidade, prevista para o próximo final de semana, em louvor à padroeira Nossa Senhora de Lourdes. 

CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE AGENTES DE INCLUSÃO SÓCIODIGITAL


O Centro Digital de Cidadania – CDC, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com o programa Telecentro, BR e o Governo Municipal Unidade na Diversidade tornam público o edital de seleção pública de bolsistas para atuarem como Agentes de Inclusão Sociodigital.
As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 20 de setembro de 2010, das 8 às 17 horas de segunda a sexta-feira, no CDC.
Maiores informações pelo telefone 3531-1836, ou no CDC na Praça Dona Feliciana, ao lado da Igreja Matriz.
. Poderão participar da seleção:
1.      JOVENS DE 16 A 29 ANOS MORADORES NA COMUNIDADE;
2.      RENDA PER CAPITA FAMILIAR DE ATÉ ½ (MEIO) SALÁRIO MÍNIMO;
3.      MATRICULADOS E FREQUENTANDO ESTABELECIMENTO OFICIAL DE ENSINO MÉDIO OU TER CONCLUÍDO O ENSINO MÉDIO;
4.      DEDICAÇÃO DE 06 HORAS POR DIA, SENDO 02 HORAS PARA PARTICIPAÇÃO DE CURSO À DISTÂNCIA;

Responsável pelas inscrições: Carlos Roberto Félix Viana
Gestor do CDC

GOVERNO MUNICIPAL FAZ ENTREGA DE RUAS CALÇADAS

Em clima de muita festa, os moradores da Rua da Prata, no Bairro Curaçá 01, receberam a equipe do Governo Municipal, em ato solene, para entrega da rua totalmente pavimentada.
O evento inaugurou, também, uma nova forma de comunicação, através da arte de alunos beneficiários do PETI que, utilizando o teatro popular, deixaram a sua mensagem de preservação do patrimônio público.
Ainda como destaque, contou-se com o Grupo de dança G-DECC, com uma bela coreografia. O cantor Zé de Célia garantiu a animação da festa, até duas da madrugada.
Em seu discurso, o Prefeito Salvador Lopes enfatizou a importância de contar com representantes políticos que lutam para que a população seja beneficiada e assegurou que continuará buscando novas realizações, pois, tem como prioridade absoluta, a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e cidadãs.   
Onze ruas foram ou estão sendo calçadas, em Curaçá e, já na próxima terça-feira, 07 de setembro, será entregue à comunidade, a rua Martinho Badeca, no mesmo bairro. O evento está previsto para as 15 horas. 

ELEIÇÕES 2010: AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA ESCLARECIMENTOS

O Excelentíssimo Senhor Juiz Eleitoral, Dr. Dario Gurgel de Castro, promoverá, no próximo dia 13, às 08 horas, no Fórum da Cidade , uma audiência pública onde serão discutidos temas como: Direito ao voto, Eleições 2010 e Formação da Comissão de Transporte, com definição da participação dos partidos políticos e da comunidade no transporte dos eleitores no dia das eleições. Portanto, é de fundamental importância a participação de cidadãos e cidadãs neste evento e, principalmente, dos políticos e representantes de partidos no Município.