UMA EXTENSA PROGRAMAÇÃO MARCARÁ A REABERTURA DO GINÁSIO DE ESPORTES DEROALDO FRANCO DE ANDRADE, EM CURAÇÁ

Com a participação de autoridades locais, representantes políticos, escolas e a comunidade em geral, será entregue à população, o Ginásio de Esportes Deroaldo Franco de Andrade, totalmente restaurado.
Construído em 2001, o Ginásio de Esportes permaneceu sem manutenção durante todo o período da gestão anterior, chegando a estado de precariedade que impossibilitou o seu funcionamento.
Com recursos que provêm do FIES, Fundo de Investimentos do Governo do Estado da Bahia, num investimento bastante significativo para os cofres do Governo Municipal, a atual administração recuperou esse importante espaço de atividades esportivas, garantindo a crianças, adolescentes, jovens e adultos, as condições adequadas para práticas saudáveis de variados esportes.

A Programação consta de:
*      DIA 04/06/2010 – ÀS 17h30min - DESFILE DE ESCOLAS E ESPORTISTAS (SAINDO DA PRAÇA DE EVENTOS, na avenida Dr. Pedro dos Santos Torres, em direção ao Ginásio de Esportes);
Solenidade com pronunciamentos das autoridades, descerramento de placas alusivas ao momento e em homenagem ao patrono DEROALDO FRANCO DE ANDRADE;
*      DIA 05/06/2010 – das 8h às 17h JOGOS ESCOLARES DE VOLEIBOL E FUTSAL 
DAS 18h ÀS 22h – JOGOS AMISTOSOS- CATEGORIA ABERTA, Envolvendo equipes visitantes de Uauá, Santa Maria da Boa Vista, Sobradinho e Juazeiro;
*      DIA 06/06/2010 – TORNEIO DE FUTSAL MASCULINO, envolvendo 12 clubes esportivos dos bairros de Curaçá;

GOVERNO MUNICIPAL ENTREGA ESPAÇO DO PETI TOTALMENTE REFORMADO

O GOVERNO DA BAHIA, através da SEDES (SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE A POBREZA), repassa para os municípios a responsabilidade de contratação dos educadores sociais (monitores) do PETI. 

Empenhado em atender com dignidade as crianças e adolescentes do programa, o GOVERNO MUNICIPAL entrega à comunidade de Curaçá, o prédio do PETI, totalmente reformado, uma vez que, se encontrava em estado precário, sem condições adequadas para receber os beneficiados. A solenidade aconteceu ontem, dia 31 de maio, marcando a reabertura das atividades sócio-educativas.

REALIZAÇÕES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL E CIDADANIA GERAM EXPECTATIVA DE MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DOS CIDADÃOS...


Com um elenco de realizações, a SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL E CIDADANIA responde positivamente aos anseios da população.
Na Agrovila 09 do Projeto Pedra Branca a 90 km da sede, está em processo de implantação o 2º CRAS do município. O CRAS do Projeto Pedra Branca é mais uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social, que beneficiará toda a população da localidade e adjacências. Estão sendo levantados os custos para reforma e adaptações necessárias para o bom funcionamento deste importante Centro de Referência de Assistência Social.
                                          
AGENDA SOCIAL - Está em processo de implantação o PROGRAMA AGENDA SOCIAL DA SECRETARIA DE AÇÃO DE SOCIAL. Nesse programa destacam-se as atividades socioassistenciais e socioeducativas que serão realizadas em todo o município, através de calendário a ser elaborado, com a participação da equipe do programa Bolsa Família, nas comunidades do interior.

CONCLUSÃO DO LEVANTAMENTO DO BPC, NA ESCOLA , depois de visitas às famílias com pessoas portadoras de necessidades especiais que possuem dificuldades de acesso a escola.

 O PROJETO GERANDO CIDADANIA, administrado através do IDESAB – INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E AMBIENTAL. Importante projeto cujas ações serão executadas em defesa dos direitos da criança e do adolescente dos municípios envolvidos. O nosso município foi contemplado com 2 kits 01 para o conselho da criança e do adolescente e 01 para o conselho tutelar composto de 01 computador, 01 impressora fax, mesas e cadeiras.
Recentemente aconteceu uma palestra com a gestora do Bolsa Família para as famílias do Programa no distrito de Patamuté. Este encontro foi organizado com o objetivo de esclarecer os critérios para ter acesso aos benefícios dos programas socais do governo e, segundo a gestora o encontro, foi bastante proveitoso.
A Prefeitura de Curaçá, em parceria com as Voluntárias Sociais do Governo da Bahia, inicia o cadastramento das  famílias, na sede, para serem beneficiadas com o Programa Nossa Sopa, inicialmente, serão beneficiadas 500 pessoas em situação de pobreza.  

ATENÇÃO, JOVENS DE CURAÇÁ – NOSSA CIDADE RECEBE O PROJETO TRILHA

O município de Curaçá está recebendo o Programa Projovem Urbano – Projeto Trilha, numa parceria entre as três esferas de Governo, que têm o objetivo de oferecer a jovens de 18 a 29 anos, uma formação básica, em nível do Ensino Fundamental.

As inscrições já estão abertas e se estenderão até quinta-feira, dia 03 de junho, nos Colégios José Amâncio, Scipião Torres, Manoel Novaes, Praça Zito Torres (Praça da Gruta). Os interessados deverão procurar estes postos com a carteira de identidade para efetuar sua matrícula.

Os alunos matriculados receberão como incentivo, durante os dezoito meses de curso, uma bolsa mensal no valor de R$ 100,00 (cem reais), além do fardamento e todo material escolar. Além disso, o Projeto também oferece curso profissionalizante na área de caprinovinocultura e formação na área de informática.

O TOPA MOVIMENTA A CIDADE DE CURAÇÁ, EFETIVANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES

Curaçá vive a agitação comum em dias de grandes realizações. Encontram-se na cidade, cerca de 170 professores, das diversas localidades do município, que receberão formação para atuarem como professores alfabetizadores,  em classes de alfabetização de adultos do Programa TOPA- Todos pela Alfabetização.

A capacitação sob a responsabilidade da UNEB- Universidade da Bahia, Departamento de Ciências Humanas/Juazeiro, será feita em dois momentos, no período de 31 de maio a 13 de junho. No primeiro período 31 de maio a 04 de junho serão capacitados os professores alfabetizadores, vinculados ao Convênio com a Prefeitura e com a APLB- Sindicato; no segundo momento, de 09 a 13 de junho serão capacitados os alfabetizadores vinculados a convênios com outras entidades. 

O investimento na alfabetização de jovens e adultos sela o compromisso do Governo Municipal, em parceria com os Governos Federal e Estadual,nesta luta que, além de reduzir os elevados índices de analfabetismo, promove a inserção dos envolvidos em novos mercados de trabalho e geração de renda. 

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REALIZA ENCONTRO PARA MONITORAMENTO DO PAR, EM CURAÇÁ

Nos dias 26 e 27 de maio,  representantes de escolas e autoridades do governo, reuniram-se para analisar as ações do PAR, em nosso município.
A coordenadora do Polo Regional, a senhora Valéria Maria Saraiva, fez uma retrospectiva do processo de implantação do Plano de Ações Articuladas, no Brasil, e deixou clara a importância de buscar–se conhecer as ações nas instâncias Federal, Estadual e Municipal. Salientou que existem 56 ações e 54 programas que integram o PAR, portanto, os municípios devem fazer o monitoramento das ações para que, efetivamente, sejam beneficiados com “assistência técnica” (materiais e equipamentos) “financeira” (infraestrutura) e Ações do próprio município como Plano Municipal de Educação, dentre outras.

Este evento consiste no primeiro passo para que o município organize uma Audiência Pública, onde a sociedade tomará conhecimento das ações do PAR e será estimulada a participar do processo.

Há uma expectativa muito grande, no sentido de que todos os órgãos do governo sejam mobilizados para integrarem-se na revisão e ou reconstrução do Plano de Ações para Curaçá.

2ª DOSE DA VACINA H1N1 JÁ ESTÁ DISPONÍVEL

A Secretaria Municipal de Saúde avisa aos pais e/ou responsáveis, que já está disponível a segunda dose da vacina H1N1 para crianças que não completaram 05 anos.

Portanto, todas as crianças que receberam a 1ª dose há mais de 30 dias, devem procurar a unidade de saúde mais próxima, com o cartão de vacinação, para receberem a segunda dose da vacina.