Projetos Educação com Pé no Sertão e Horta Pedagógica valorizam a convivência com o Semiárido

Em 1997 o município de Curaçá desenvolveu uma experiência histórica no campo educacional, através do projeto Escola no Nordeste: Educação com Pé na Realidade Nordestina, para todos e com qualidade, cujo foco central foi a formação dos educadores/as a partir da proposta de educação para convivência e reorientação curricular. O projeto aconteceu através de uma parceria estabelecida entre a Prefeitura Municipal de Curaçá, o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada-Irpaa, o Unicef e o Departamento de Ciências Humanas- UNEB/campus Juazeiro.
Como desdobramento desse processo, foi construída a proposta político-pedagógica do município, intitulada Educação com Pé no Chão do Sertão, baseada nas ações de convivência com o Semiárido. Além disso, um resultado significativo foi a elaboração de 4 livros paradidáticos, envolvendo temas como: brincadeiras infantis, cantigas de roda, causos, relação com o  meio ambiente e convivência com o Semiárido no município de Curaçá. Essa experiência foi uma das que mais contribuíram para a criação da Rede de Educação do Semiárido (Resab).
Sendo assim, muitas outras ações têm sido desencadeadas a partir desse processo. Neste sentido, outro projeto que está sendo desenvolvido desde julho/09 no distrito de São Bento, Curaçá, é o de Hortas Pedagógicas em escolas.
Projeto este que está inserido em uma estrutura maior, o Mata Branca...

3ª Conferência Municipal da Cidade de Curaçá, um exercício de cidadania...

Atingindo os objetivos esperados, a 3ª Conferência da Cidade de Curaçá elegeu propostas e indicou delegados (6)  que representarão o município na  4ª Conferência Estadual das Cidades. A imprensa presente na abertura do evento, assim registrou: "Na última sexta-feira, 29, foi realizada a 3ª Conferência Municipal de Curaçá, com o tema “Avanços, dificuldades e desafios na implementação da Política de Desenvolvimento Urbano”. O evento apresenta como objetivos garantir a participação dos diversos segmentos da sociedade na definição da política de desenvolvimento urbano nas três esferas do governo, promovendo a discussão entre o poder público e a sociedade civil sobre assuntos relacionados ao tema. Além disso, busca definir as rendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes na cidade.

Matrículas prorrogadas na rede municipal de ensino



A Secretaria Municipal de Educação avisa aos alunos, pais ou responsáveis, que as aulas das escolas municipais iniciarão no próximo dia 08 de fevereiro, segunda-feira, e que o prazo para matrícula será até o dia 05, portanto, quem ainda não matriculou o seu filho ou sua filha, procure uma escola.
As escolas estarão abertas das 08:00 às 19:00h de segunda a sexta-feira.
Não perca tempo, matricule ou renove a matrícula do seu filho na rede municipal de ensino. Lembre-se, é só até o dia 05 de fevereiro, sexta-feira.