PRODUTOS DE UAUÁ E CURAÇÁ PARTICIPAM DE FESTIVAL GASTRONÔMICO SABORES DA BAHIA NA CHINA




Instalado em Pequim, no endereço da Apex, o escritório de negócios da agropecuária baiana promove, nos dias 11 e 12 deste mês, o Festival Gastronômico Sabores da Bahia, durante o qual os chineses vão sentir todos os cheiros e sabores da cozinha baiana com pratos elaborados com produtos da agricultura familiar. A programação acontece no Restaurante Alameda, de propriedade de brasileiros, e contará com as presenças da presidente Dilma Rousseff, do governador Jaques Wagner, do secretário da Agricultura, Eduardo Salles, além de empresários baianos que estão participando da Missão Baiana à Ásia. A funcionária do escritório de negócios, Helena Roung, organiza o festival, com apoio do gestor da Apex na China, Cesar Yu.  
No prato principal, destacam-se a moqueca de peixe com arroz branco de farofa de dendê, escondidinho de carne seca com inhame e galinha cabidela com polenta cremosa, e sobremesas a base de chocolate de Ibicaraí e café de Piatã. Os aperitivos são feitos com castanha de caju, pimenta doce, acarajé e abará acompanhados com emulsão de cachaça do município de Abaíra. Dezenas de empresários chineses são esperados para a degustação das receitas preparadas pelo restaurante brasileiro Alameda, especialista em comida contemporânea. A cada dia serão convidados 60 formadores de opinião, entre eles jornalistas e compradores de bares, restaurantes e hotéis, potenciais compradores dos produtos baianos e investidores. 
Haverá ainda a mostra de produtos da agricultura familiar, (que já teve o primeiro lote exportado para a China), dentre eles, geléias de umbu, goiaba, maracujá, produzidas em Uauá e Curaçá, cachaça prata e ouro de Abaíra, banana passa de Ibirapitanga, leite de doce de cabra de Valente, mel de abelha de Ribeira do Pombal, farinha de mandioca de Vitória da Conquista, azeite de dendê, massa para acarajé e vatapá de Salvador.  A mostra de produtos da agricultura familiar que vai acontecer em frente a embaixada do Brasil na China, onde fica o empório e a Casa Brasil Grill. 

OBRAS DE MELHORIAS HABITACIONAIS ESTÃO A TODO VAPOR NO INTERIOR DO MUNICÍPIO

Com uma população na sua maioria originária de agricultores com renda relativamente baixa e uma pequena parte ainda residindo em moradias de taipa, que favorecem a proliferação de insetos, como o barbeiro, transmissor da doença de Chagas, o município de Curaçá sofre para manter o controle da imunidade nestes locais. Com ações que visam melhorar a qualidade de vida dos munícipes, o Governo do prefeito Salvador Lopes desenvolve projetos e busca soluções para resolver tais dificuldades.
Pedra Branca já comemora o resultado destes esforços. Obras de melhorias habitacionais já estão sendo executadas no povoado. São 93 famílias beneficiadas, com reestruturação de suas residências: reboco, calçadas, portas, piso, telhado, instalações hidráulicas com reservatório de 310 litros, banheiro completo, pia de cozinha e pintura.
Conveniado com Ministério da Saúde/FUNASA e financiado pela Caixa Econômica Federal, em mais de R$750.000,00(setecentos e cinqüenta mil reais), somados com a contrapartida de mais de R$50.000,00 (cinqüenta mil reais) da Prefeitura Municipal, o projeto se caracteriza da seguinte maneira: São 77 reformas residenciais (44 concluídas), 10 reconstruções de 02(dois) quartos (04 concluídas) e 06(seis) reconstruções de 03(três) quartos (01 concluída), ou seja, a comunidade de Pedra Branca já comemora o recebimento de 49 das 77 reformas previstas no projeto. Além disso, já estão previstas outras obras, como a modernização do estádio, construção de posto de saúde e cisternas em áreas rurais, praças entre outras.

ALUNOS DE PEDAGOGIA DE CURAÇÁ REALIZAM OFICINA SOBRE O VAQUEIRO




Os alunos do curso de Pedagogia, do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Plataforma Freire), de Curaçá-Ba, realizam hoje (14/04) e amanhã (15/04) a Oficina Interarticular “A cultura e o modo de vida do vaqueiro do semiárido brasileiro: Ah, que bom ser vaqueiro!”, destinada aos alunos do Ensino Fundamental. Os graduandos de Pedagogia, que também são docentes da rede municipal, irão desenvolver atividades com produção de textos, poesia, aboios, fotografia e registros da história de vida de vaqueiros nas escolas Coração de Jesus, em Saco da Canoa, próximo a Riacho Seco; na Escola Municipal João Francisco Félix, em Poço de Fora; no Núcleo Jatobá, e nas instituições Caminhos do Aprendiz e Ciranda do Saber, na sede. Foram convidados vaqueiros para discutir junto com professores, alunos e comunidade a importância da fixação do homem do campo e a cultura desse homem, que forma a identidade do povo nordestino.


A coordenação da oficina é da professora Francineide Santana, com apoio das professoras Andréa Cristiana Santos e Patrícia Alves.
Agência MultiCiência
Foto: Jackelina Meira Kern,




O BLOG COMUNIDADE CURAÇÁ VOLTA AO SEU FUNCIONAMENTO, TRAZENDO NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES DO GOVERNO MUNICIPAL DE CURAÇÁ.