CURAÇÁ REALIZA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA

comunidade curaçá

Com o tema: “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”, representantes do Governo Municipal e da sociedade civil reuniram-se nesta quinta-feira, 15 de outubro, no Teatro Raul Coelho, para a realização da II Conferência Municipal de Cultura. A conferência, convocada pelo Prefeito Municipal, Salvador Lopes, sob a coordenação do Departamento de Cultura, é uma das etapas para as conferências a níveis territorial, estadual e nacional.
Durante todo o dia, artistas, comunicadores, agentes culturais e representantes de instituições discutiram e formularam propostas para as políticas públicas de desenvolvimento cultural, além de elegerem delegados para a etapa territorial que acontece entre os dias 17 e 18 de outubro, na cidade de Juazeiro.
O Prefeito Salvador Lopes, que fez a abertura oficial da conferência, destacou a participação dos jovens e a importância destes para o presente e o futuro das manifestações culturais no município. “Entendemos que este é o momento para se refletir e discutir a cultura que temos e a cultura que queremos, para daí, pensarmos de forma organizada, conhecendo nossas manifestações e a tornando conhecida a nível estadual e nacional”.
As discussões em torno do fortalecimento e desenvolvimento das manifestações culturais e artísticas ocorrem num momento oportuno, quando se encontra em construção o Sistema Municipal de Cultura, que irá permitir que Curaçá receba verbas destinadas diretamente para o fomento destas atividades, assim como está em processo de criação, o Conselho Municipal de Cultura. Com essas ferramentas, tem-se a possibilidade de ampliar as ações que vem sendo desenvolvidas, como o apoio à elaboração de projetos culturais e a realização de capacitações e oficinas para os grupos culturais de Curaçá.

15 DE OUTUBRO-DIA DO PROFESSOR

Ser transmissor de verdades, de inverdades...
Ser cultivador de amor, de amizades.
Ser convicto de acertos,
De erros.
Ser construtor de seres,
De vidas.
Ser edificador.
O verdadeiro mestre sente-se feliz, quando percebe que o caminho que ele abriu tem sido trilhado por muitos.
O mestre tem a sua realização no aprendizado, do pupilo, da passagem da experiência.
O Governo Municipal parabeniza os mestres, que despertam o querer saber, que fazem do ensino, sua vida, e que, no decorrer de suas vidas, abrem caminhos para outras vidas.


Parabéns Professor!!!

CURAÇÁ: AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS




Na manhã desta quarta-feira, 14 de outubro, ocorreram uma passeata seguida de audiência pública para discutir a problemática da violência nas escolas do município de Curaçá. A audiência, idealizada pela APLB foi realizada no Fórum Municipal, com a presença de representantes do Governo Municipal de Curaçá, Poder Judiciário, Poder Legislativo e Polícia Civil e Militar.
A necessidade do evento partiu da classe dos professores, que diante do crescimento dos casos de agressões emocionais e físicas no ambiente escolar, sentiu a necessidade de estender o debate para toda a sociedade curaçaense, conforme explica a presidente da APLB Sindicato, Iracema Martins: “A violência em nossas escolas causou a preocupação de toda a categoria. Com isso, essa audiência vem pôr em discussão a necessidade de parcerias da sociedade com os poderes públicos para resolver esse problema que é de todos”.
Para o Governo Municipal a questão é de grande prioridade, pois a violência nas escolas reflete a problemática da segurança como um todo. É o que afirma o vice-prefeito do município, Luis Péricles de Aquino: “Esta é uma discussão que vem sendo feita em muitas cidades da Bahia, pois hoje a violência tem surgido dentro das famílias, por isso não podemos nos ausentar e essa razão tem norteado algumas das nossas ações, como o apoio ao policiamento nas agrovilas e distritos”, conclui.

Alguns fatores contribuem para a situação, como o fato de Curaçá está localizada numa região de fronteira com outro estado, com divisa de águas através do Rio São Francisco, contribuindo para ser rota de tráfico de drogas. Para o Juiz de Direito da Comarca de Curaçá, Dr. Gurgel de Castro, a “audiência tem a função de nos tornar conhecedores da realidade da violência nas escolas, para que passemos a adotar uma postura mais efetiva, para que essa situação passe a ser algo do passado”.