ESPORTE DE CURAÇÁ EM DIAS DE MOVIMENTAÇÃO


A brilhante participação da Seleção Sub 19, na Copa Norte realizada pela APNB; o resgate dado às partidas de voleibol, destacando-se as Veteranas do Vôlei, a Cidade cresce no cenário desportivo regional e o esporte ganha cada vez mais adeptos. 
Hoje, 04 de dezembro (sexta-feira), no campo das casas populares, acontece uma partida de futebol, pela Copa Norte Sub 19, onde a Seleção de Curaçá enfrenta Remanso na rodada de volta das quartas de final.No primeiro jogo, Remanso venceu por 2 X 1, agora, Curaçá luta pela vitória para a classificação. Simultaneamente, em jogo previsto para as 15:30, Sento Sé recebe, no estádio municipal, a seleção de Juazeiro que, no último jogo, empatou por 3x3.
Neste dia de festa do esporte teremos, ainda, um Bolão de Vôlei Feminino de Duplas a partir das 18:00h, na Praça de Eventos.

O apoio do Governo Municipal, através da Secretaria de Educação Cultura e Esportes tem sido decisivo para o destaque dos atletas curaçaenses. A população tem prestigiado os eventos marcando presença em todas as disputas. Por tudo isto, Curaçá promete ser uma referência do esporte na região.

CARAVANA DO LAZER MOVIMENTA CURAÇÁ

Alegria, descontração e animação foram alguns dos sentimentos vivenciados numa manhã de lazer que reuniu adultos, jovens e crianças.
O Projeto da SUDESB- Governo do Estado: “Caravana do Lazer” foi viabilizado pelo Governo Municipal que garantiu a estrutura e o apoio através das suas secretarias e do SAAE que marcaram presença em todas as atividades desenvolvidas.




VISITA DE REPRESENTANTES DO BANCO MUNDIAL CRIA NOVAS EXPECTATIVAS PARA O MUNICÍPIO


CURAÇÁ está entre os municípios da Bahia beneficiados pelo PROJETO MATA BRANCA DE CONSERVAÇÃO E GESTÃO SUSTENTÁVEL DO BIOMA CAATINGA, uma parceria dos estados da Bahia e Ceará com o Banco Mundial (BIRD) para preservação, conservação, uso e gestão sustentável da biodiversidade do Bioma Caatinga, contemplando comunidades rurais, em áreas de degradação, cujas condições de vida são precárias.  Nos dias, 25 e 26, representantes do BIRD estiveram em Curaçá e cumpriram um programa de visitas  ao Museu de Curaçá - Auristela Torres, cujas atenções foram voltadas para as peças recolhidas em sítios arqueológicos do município, objeto de recentes estudos de arqueólogos da UFBA em parceria com o Projeto Mata Branca; ao Centro de Triagem do Lixo, com destaque para as construções na perspectiva da Permacultura e, ainda, ao processo de separação do lixo; à comunidade Quilombola Nova Jatobá, onde foi apresentada a experiência de uma organização civil, na busca de geração de renda, utilizando  técnicas da cultura local, na exploração da mandioca e produção de derivados. No segundo dia, visitaram a comunidade de São Bento, onde foram criadas hortas comunitárias, em parceria com o Mata Branca e, por último, um passeio nas águas do  Velho Chico, com parada na Ilha da Coroa.
A visita de tão importante instituição internacional cria expectativas para o desenvolvimento sustentável do município com possibilidades de ampliação do fortalecimento de projetos das comunidades e ou iniciativas de preservação dos recursos naturais disponíveis, de acordo com os objetivos do Projeto Mata Branca.
Na oportunidade, a representante do Banco Mundial, supervisora das ações do Mata Branca , a senhora Judith Lisansky, foi entrevistada pela rádio comunitária  Curaçá FM, quando expressou satisfação por visitar o Brasil ,e falou da importância de ver de perto em que estão sendo aplicados os recursos do Banco Mundial, através deste importante projeto do Estado da Bahia.




CURAÇÁ FICARÁ NA HISTÓRIA COMO UM DOS 14 MUNICÍPIOS QUE REPRESENTARÃO A BAHIA NA I CONFERÊNCIA NACIONAL DE COMUNICAÇÃO


Wilson Sena  Martins, fotógrafo da Assessoria de Comunicação de Curaçá será Delegado da Bahia na I Conferência de Comunicação que acontecerá entre os dias 14 e 17 de dezembro em Brasília. Curaçá tem marcado presença em âmbito estadual e nacional visto que, na Conferência Nacional de Assistência Social será Carlos Fredson do Nascimento Santana um dos Delegados da Bahia, em Brasília.


AMPLIAM-SE AS PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO RURAL EM CURAÇÁ

O Governo Municipal, através da SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, está acompanhando o Projeto de Inclusão Sócio-Produtiva da Caprinocultura Leiteira. Trata-se de um projeto do Governo Estadual, SEDES, que pretende implantar no Município uma usina de beneficiamento de leite de cabra e, também, 15 unidades de produção de leite, onde 20 criadores de 15 comunidades serão beneficiados com 05 matrizes leiteiras de cabra e mais 02 reprodutores.
Os técnicos da SDR já estão capacitando os produtores para a instalação de bancos de forragens, garantindo-se, também, depois do recebimento das matrizes, a assistência técnica especializada da Sec. Municipal de Desenvolvimento Rural.