Marujada





Espetáculo de beleza e fé, a Marujada de Curaçá-Bahia é uma das mais bonitas manifestações populares da região. Realizada em 31 de dezembro, a cada ano atrai novos participantes e admiradores. O cortejo, em louvor ao milagroso “São Benedito de Curaçá”, além de expressar a fé dos pagadores de promessa, encanta pela animação e cores que inundam as ruas da cidade. Organizada em quatro filas indianas a marujada recebe as bênçãos do Velho Chico e desembarca no porto de cima, para ganhar as ruas, tornando mais belo o dia que amanhece.


Fé e Devoção na Festa de São Benedito

Em Curaçá, a história guarda na memória as crenças e devoções dos antepassados. Assim, são tradições as celebrações do padroeiro Bom Jesus da Boa Morte e de São Benedito que, pela manifestação da fé de seus devotos, gerou uma excentricidade da cidade e, hoje, é também padroeiro. 
Bom Jesus da Boa Morte, santo das devoções de Dona Feliciana Maria de Santa Tereza de Jesus, a fundadora da cidade, foi escolhido como padroeiro, quando a capela foi erigida pelas mãos dos escravos, nos idos de 1818. Presume-se que, também por essas épocas, iniciaram-se as celebrações em louvor a São Benedito. O Santo protetor dos negros é reverenciado pelos seus devotos com celebrações em momentos distintos. No dia 25 de dezembro, dia de colher esmolas e abençoar as casas e os moradores que "se cobrem com a bandeira". Atualmente, mais de dez bandeiras percorrem as diversas ruas da cidade e a cada casa visitada,  a cantoria explica: “... vem tirando sua esmola, para a festa do seu dia”(...); "(...)Quem se cobre com a bandeira? A bandeira da alegria, que nela vem retratado Benedito Maravilha(...). No dia 30, aconteceu a grandiosa procissão luminosa, saindo da casa de “Mãe Sérgia”, filha daquele que por longos anos foi o organizador e responsável pelos festejos. A procissão culminou com a “Levantação da Bandeira”. Um momento de grande emoção, quando, em frente à Igreja matriz, milhares de fiéis, uniram-se fervorosamente e entoando: ”Que bandeira é esta que vamos levantar. É de São Benedito que vamos festejar...”. No dia 31, o ápice da festa foi a missa solene com a participação do rei, da rainha e marujos.

Governo Municipal encerra o ano com apresentação pública de uma das mais significativas ações da administração, no seu primeiro período de gestão...




O dia 30 de dezembro, em Curaçá, foi marcado pela valorização da cultura, quando o Governo Municipal apresentou à sociedade a I Orquestra de Câmara de Curaçá, um investimento da atual administração municipal, através do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.
A Orquestra de Câmara, composta por 30 músicos selecionados das duas turmas que frequentam a escola de música da cidade, deu um show de interpretação de grandes nomes da música mundial como: Richard Strauss, Carll Orff, Charls Gounod, Anton Dvorak, Joseph Mohr e Franz Grube, do brasileiro Geraldo Azevedo e ainda prestigiou o público local com a interpretação da música “Lamento” do consagrado poeta, compositor e músico curaçaense, “Meu Mano”.
Dentre os convidados, estiveram presentes muitos filhos da Terra que residem em outras cidades e que demonstraram entusiasmo em ver este importante trabalho. A curaçaense Elita Soares Ferreira Filha, cantora lírica, residente em Salvador, trouxe a sua contribuição, interpretando a Ave Maria (adaptação ao 1º prelúdio de Bach).