RESGATE DA HISTÓRIA DA MÚSICA, COMPROMISSO COM A CULTURA, NA “TERRA DAS ARTES”




A tendência para a música está presente nas manifestações artísticas de Curaçá, em todas as épocas. As gerações passadas destacaram-se pela organização de filarmônicas e escolas de música, permeando com poesia e ritmos a cultura local. A “terra das artes”, como ficou conhecida, por longo tempo, destacou-se na região e, inclusive, em âmbito nacional, com alguns de seus filhos premiados como músicos, cantores, maestros etc. 
Nos dias atuais, como nos tempos passados, os valores musicais afloram espontaneamente, indicando que a música está intrinsecamente ligada à vida desta terra.
Cuidar para que novos valores despontem, fortalecer a cultura local e resgatar a escola de música tem sido o propósito do atual Governo que,  ainda nos primeiros dias da administração, criou a  I Orquestra de Câmara de Curaçá.
No início, formou-se a orquestra com 40 componentes, atualmente, conta com duas turmas, num total de 85 integrantes. Muitos desses, já demonstram habilidades para tocar variados instrumentos, destacando-se as interpretações em violino  e sax.