O Carnaval em Curaçá



Por muitos anos, o Carnaval em Curaçá foi vivenciado exclusivamente com traços do entrudo português, usando-se água e talco. A folia consistia em jogar água, principalmente em pessoas que não gostavam da brincadeira e ou que se escondiam, levando os foliões a destelharem casas, abrir guarda-roupas etc. Quanto mais ficasse zangada, mais divertido seria para o grupo, molhar a pessoa. À tardinha, saíam os “cordões” pelas ruas e visitavam casas onde alegremente cantavam e pulavam. Por volta dos anos 50, os filhos de Curaçá, que estudavam fora, traziam o lança-perfume como complemento da festa. Mais recentemente, grupos foram organizados em blocos como o tradicional bloco das Virgens, que, de forma irreverente, sai às ruas com homens vestidos de mulher, acompanhados por uma caçamba com som adaptado. Há também os tradicionais “caretas” que se destacam pelo barulho dos chocalhos e se divertem pelo medo que causam. 

Atenção!

Quando se iniciam os preparativos para o Carnaval, o Prefeito Municipal, Salvador Lopes, deseja a todos cidadãos e cidadãs momentos festivos com harmonia, alegria e paz , onde prevaleçam, sobretudo, os valores de preservação da vida, que se expressam nos cuidados com o corpo, no respeito mútuo, e atitudes de solidariedade.

Boa Festa a todos!!!



Grupo de Jovens da Fazenda Pau de Colher realiza seminário de convivência com o semiárido

Amanhã (13) acontecerá, no Teatro Raul Coelho, a partir das 08h, um seminário realizado pelo grupo de jovens GCAJ- Grupo Catingueiro de Atitude Jovem, da Fazenda Pau de Colher, São Bento, que abordará o tema: Convivência com o semiárido.
Durante o seminário, serão ministradas cinco palestras por técnicos do projeto Mata Branca, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e IRPAA.
O grupo de jovens foi criado há apenas 01 ano e busca criar condições para evitar o êxodo rural, viabilizando a convivência do jovem daquela região com a caatinga.

Tema sugestivo animará campanha da Secretaria de Saúde de Curaçá


Com o tema “Comigo é na base do beijo, comigo é na base do amor- é de camisinha que eu vou” a Secretaria Municipal de Saúde de Curaçá iniciou uma campanha de conscientização no período de Carnaval, cujo fim é despertar para os cuidados de prevenção da AIDS, evitando-se também, a gravidez indesejada na adolescência.


O início da campanha foi marcado pela realização de uma palestra, na escola municipal Ciranda do Saber, Curaçá I, ministrada pelo diretor de vigilância em saúde, o Enfº. Cícero Wanderlei, abordando o tema “Gravidez na Adolescência”.


Já foram distribuídos 3.000 preservativos, na cidade e domingo (14), será montado um posto de distribuição de preservativos, funcionando 24h, no Hospital Municipal.

Amigo da reciclagem

Ponto Facultativo no Período de Carnaval

Em Curaçá, o período de recesso do Carnaval está regulamentado por decreto do Prefeito Municipal, que determina como Ponto Facultativo nos órgãos da Prefeitura, os dias 15, 16 e o primeiro expediente do dia 17 de fevereiro. No período da tarde, as atividades voltarão ao normal a partir das 14h, ressaltando-se que não se incluem nessa medida os serviços considerados essenciais indispensáveis os quais deverão funcionar normalmente todos os dias.

Passeata contra barragens movimenta Riacho Seco


Centenas de pessoas, da sede do distrito e de comunidades vizinhas, foram às ruas de Riacho Seco, no último sábado (06), em protesto contra a construção das barragens previstas para aquela localidade e para Pedra Branca. A comunidade de Cerca de Pedra, que será diretamente atingida pela inundação, marcou presença com inúmeras pessoas que acompanharam o movimento. Dentre as autoridades presentes, o prefeito Salvador Lopes, declarou seu apoio ao movimento.


Segundo José Josivaldo Alves de Oliveira, da coordenação nacional do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens)...