GOVERNO MUNICIPAL É DESTAQUE NACIONAL E RECEBE IMPORTANTE PRÊMIO

O município de Curaçá volta a ser destaque nacional pelas iniciativas da atual administração, em busca da sustentabilidade. O prefeito Salvador Lopes tem sido incansável na perspectiva de gerar alternativas para efetivar o desenvolvimento sustentável pondo em prática ações que garantem a melhoria da qualidade de vida dos curaçaenses. Uma das principais preocupações do atual Governo, neste ano de 2009, foi com as condições de armazenamento do lixo, que, até então, vinha sendo despejado em espaço inadequado, gerando sérios problemas para a comunidade.
O lixão, como era reconhecido, continha todo tipo de lixo (domiciliar, hospitalar, eletrônico etc), servindo de alimentação para animais e colocando em risco a vida de catadores, inclusive, com famílias abrigadas no local; diante desse quadro, foram tomadas providências imediatas para adequação de um espaço sendo construído, o Centro de Triagem do Lixo, e implantada a Coleta Seletiva. Os resultados foram visíveis na cidade. Com a suspensão da queima do lixo, percebe-se menos desconforto das pessoas com problemas respiratórios e diminuição da incidência de moscas e mosquitos, nas residências.
Pelas realizações, no campo do Desenvolvimento Sustentável, o atual Governo Municipal recebeu,  no último dia 11 de dezembro, o Diploma e a Medalha de Destaque Nacional outorgados às Cinqüenta Melhores Administrações Municipais Brasileiras sob o enfoque da Sustentabilidade Urbana;
Esta importante conquista reafirma o compromisso do prefeito que, em administrações anteriores, também, se destacou pelas medidas e políticas públicas sustentáveis implantadas, como: a Agenda 21 Local e a inédita Agenda 21 Distrital; a Proposta Político-Pedagógica da Educação Municipal; Lei Municipal, garantindo 1% da receita para água, dentre outras ações.
A Premiação Nacional (TOP PREFEITO 2009) deve ser motivo de orgulho para o município de Curaçá, que faz história pela conscientização do seu povo, na valorização e preservação do meio ambiente e uso apropriado dos recursos disponíveis.

COLETA SELETIVA DO LIXO: ELEMENTO FUNDAMENTAL PARA A PREMIAÇÃO TOP PREFEITO 2009



Ainda em fase de experiência, a Coleta Seletiva do Lixo já demonstra bons resultados com melhorias ambientais, seja pela supressão do lixão a céu aberto, seja pela extinção da queima ou ainda, pela superação das más condições com que as pessoas lidavam com o lixo.
O Centro de Triagem, um espaço de 3.3ha, foi construído para dar suporte à separação do lixo e garantir condições de segurança sanitária aos catadores.




II Seminário de Transparência Pública é realizado pelo Governo Municipal de Curaçá

Aconteceu, ontem, dia 08 de dezembro, no Colégio Municipal Prof. Ivo Braga, o II Seminário de Transparência Pública, um evento marcado pela abertura político-democrática do atual Governo Municipal e legitimado pela participação de vereadores, funcionários públicos, representantes de diversas comunidades do interior do município.
O Prefeito Salvador Lopes e seus secretários em suas explanações apresentaram a situação financeira/orçamentária, apontando as receitas, indicando onde foram aplicadas e apresentando os débitos existentes.
As dúvidas e os questionamentos dos vereadores foram esclarecidos e, no final, foi proposto um novo encontro para planejamento de todos os gastos em 2010, para que de forma participativa a população possa opinar no gerenciamento das receitas.
A abertura à participação popular é uma característica da administração Salvador Lopes e, o acesso às contas do Governo tem se efetivado em eventos desta natureza, visto que, este é o segundo seminário de transparência no primeiro ano de gestão e além destes, já foram realizadas duas audiências públicas para prestação de contas, na Câmara de Vereadores.


CRAS de Curaçá em ação solidária realiza I Torneio de Vôlei Sexteto



O CRAS - CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - PROJOVEM, com o apoio do Governo Municipal, abraçou uma causa justa e em parceria com grupo de jovens voluntários, realizarou o I Torneio de Vôlei Sexteto masculino e feminino para jovens com idade até 18 anos, com o tema "Juventude mobiliza Esporte Solidário". Além de proporcionar um dia de esporte e lazer para a população, o evento teve como um dos objetivos angariar recursos para o tratamento do aluno Gleidson, do Colégio Estadual Dr. Manoel Novaes. O Torneio aconteceu sábado (dia 12), na praça de eventos e, na abertura, houve uma apresentação da fanfarra FANCEC e das Veteranas do Vôlei.