Peças arqueológicas voltam para Curaçá


Curaçá tem sido espaço de pesquisas arqueológicas em diferentes épocas, registrando-se alguns sítios em várias localidades do município. Recentemente, uma equipe formada por arqueólogos da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia (Projeto Mata Branca) e da UFBA, realizou escavações em dois sítios arqueológicos no município. O primeiro localizado há 9 km da sede do município no morro conhecido como Serrote do Velho Chico e o segundo situado na Fazenda Salão nas imediações do Rio Curaçá (Barra Grande), os quais já estavam catalogados desde 1999 e aguardavam a autorização do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para os trabalhos de campo.
Concluídos os trabalhos de escavações, foram encontrados: material ósseo de animais consumidos pelos índios que habitaram a região, além de esqueletos humanos (índios), carvão, panelas, cerâmicas, ferramentas de pedras e outros utensílios, que foram catalogados e embalados em 20 caixas, sendo 12 do primeiro e 08 do segundo sítio. Os estudiosos apontam a possibilidade de existência de povos indígenas em escalas distintas de evolução, havendo um encontro dessas diferentes gerações há aproximadamente três mil anos.
 Nos dias 04 e 05 (sexta-feira e sábado), foi feita uma Exposição das peças, no Museu da Cidade, aberta à população local e marcando a entrega definitiva dos achados ao município.


FESTA DE RIACHO SECO FOI UM SUCESSO

         A Comunidade de Riacho Seco viveu momentos de descontração e alegria com a Festa da Agricultura que já é tradição naquela localidade. Já na 13ª edição, a festa aconteceu entre os dias 27 a 30 e contou com grandes atrações com shows de bandas de destaque, como a Banda Collo de Menina e shows com artistas da região.
         O evento foi realizado pelo Governo Municipal que se fez presente na pessoa do prefeito Salvador Lopes Gonsalves, sendo acompanhado pelos seus assessores. Contou-se também com a visita do Deputado Federal João Almeida que vem ratificando o apoio ao Governo Municipal.
Pelas informações da Polícia Militar, que esteve presente com um efetivo de 12 soldados diários, pode-se considerar que foi um evento tranqüilo, inclusive, pela grande aglomeração de pessoas que estiveram presentes a cada noite da festa.

PETI Faz Culminância do Projeto “Folclore Nosso de Cada Dia” em Curaçá


O PETI de Curaçá vem se destacando pelas atividades sócio-educativas que são realizadas, envolvendo as crianças de maneira prazerosa. Hoje, dia 31 de agosto, foi a vez de colocar em evidência o folclore local, com a culminância do projeto “Folclore Nosso de Cada Dia”, que possibilitou uma viagem pelas principais manifestações culturais.    
       O evento de culminância foi realizado na Praça do Viveiros I, Largo da Feira livre, e teve início ás 13:00h, com as mais variadas manifestações artísticas.