PRODUTOS DE UAUÁ E CURAÇÁ PARTICIPAM DE FESTIVAL GASTRONÔMICO SABORES DA BAHIA NA CHINA




Instalado em Pequim, no endereço da Apex, o escritório de negócios da agropecuária baiana promove, nos dias 11 e 12 deste mês, o Festival Gastronômico Sabores da Bahia, durante o qual os chineses vão sentir todos os cheiros e sabores da cozinha baiana com pratos elaborados com produtos da agricultura familiar. A programação acontece no Restaurante Alameda, de propriedade de brasileiros, e contará com as presenças da presidente Dilma Rousseff, do governador Jaques Wagner, do secretário da Agricultura, Eduardo Salles, além de empresários baianos que estão participando da Missão Baiana à Ásia. A funcionária do escritório de negócios, Helena Roung, organiza o festival, com apoio do gestor da Apex na China, Cesar Yu.  
No prato principal, destacam-se a moqueca de peixe com arroz branco de farofa de dendê, escondidinho de carne seca com inhame e galinha cabidela com polenta cremosa, e sobremesas a base de chocolate de Ibicaraí e café de Piatã. Os aperitivos são feitos com castanha de caju, pimenta doce, acarajé e abará acompanhados com emulsão de cachaça do município de Abaíra. Dezenas de empresários chineses são esperados para a degustação das receitas preparadas pelo restaurante brasileiro Alameda, especialista em comida contemporânea. A cada dia serão convidados 60 formadores de opinião, entre eles jornalistas e compradores de bares, restaurantes e hotéis, potenciais compradores dos produtos baianos e investidores. 
Haverá ainda a mostra de produtos da agricultura familiar, (que já teve o primeiro lote exportado para a China), dentre eles, geléias de umbu, goiaba, maracujá, produzidas em Uauá e Curaçá, cachaça prata e ouro de Abaíra, banana passa de Ibirapitanga, leite de doce de cabra de Valente, mel de abelha de Ribeira do Pombal, farinha de mandioca de Vitória da Conquista, azeite de dendê, massa para acarajé e vatapá de Salvador.  A mostra de produtos da agricultura familiar que vai acontecer em frente a embaixada do Brasil na China, onde fica o empório e a Casa Brasil Grill. 

0 comentários: