Peças arqueológicas voltam para Curaçá


Curaçá tem sido espaço de pesquisas arqueológicas em diferentes épocas, registrando-se alguns sítios em várias localidades do município. Recentemente, uma equipe formada por arqueólogos da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia (Projeto Mata Branca) e da UFBA, realizou escavações em dois sítios arqueológicos no município. O primeiro localizado há 9 km da sede do município no morro conhecido como Serrote do Velho Chico e o segundo situado na Fazenda Salão nas imediações do Rio Curaçá (Barra Grande), os quais já estavam catalogados desde 1999 e aguardavam a autorização do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para os trabalhos de campo.
Concluídos os trabalhos de escavações, foram encontrados: material ósseo de animais consumidos pelos índios que habitaram a região, além de esqueletos humanos (índios), carvão, panelas, cerâmicas, ferramentas de pedras e outros utensílios, que foram catalogados e embalados em 20 caixas, sendo 12 do primeiro e 08 do segundo sítio. Os estudiosos apontam a possibilidade de existência de povos indígenas em escalas distintas de evolução, havendo um encontro dessas diferentes gerações há aproximadamente três mil anos.
 Nos dias 04 e 05 (sexta-feira e sábado), foi feita uma Exposição das peças, no Museu da Cidade, aberta à população local e marcando a entrega definitiva dos achados ao município.


0 comentários: